Free Translation Widget

Rating: 2.8/5 (1137 votos)

ONLINE
1


Instituto Samurai - Enomoto Acupuntura
Guerreiras Samurai

Quando se diz a palavra samurai , a maioria imaginar um homem armado ferozmente empunhando uma katana , e  se alguém poderia dizer que houve uma guerreira samurai, a maioria provavelmenteiria iria rir e dizer-lhe para parar de assistir anime o tempo todo.


1
Tomoe Gozen (巴御前, 1157 -1247)
        

       No entanto, as mulheres samurai, também conhecido como onna bugeisha (女武芸者), e apesar de serem uma pequena porcentagem em relação aos homens, foram muito importante na história dos guerreiros japoneses da alta classe Bushi ( Samurai ).

       Algumas delas como por exemplo, a Imperatriz Jingu, Nakano Takeko, Hojo Masako ou Tomoe Gozen tiveram um grande impacto sobre a história japonesa.

      Um dos mais famosos onna musha 女武者 (mulher guerreira) foi Tomoe Gozen (巴御前, 1157 -1247), esposa de Minamoto Yoshinaka, do clã Minamoto.
 
 
2
Tomoe Gozen imobilizando o general inimigo com Taijutsu (combate desarmado)
 

      Nada melhor do que um citação sobre ela, descrita no famoso Heike Monogatari ( Conto dos Heike ), o relato épico da Segunda Guerra Genpei (1180-1185):

      "Tomoe Gozen era a esposa de Minamoto Yoshinaka, um samurai em guerra com Minamoto Yoshitsune. Tomoe era especialmente linda, com pele branca, cabelo longo, e características encantadoras.
Ela era uma arqueira notavelmente forte e muito precisa, como uma espadachim ela era uma guerreira de valor inigualável, pronto confrontar um demônio ou um deus, montada ou a pé.
Ela controlou cavalos irrompiveis com habilidade soberba .
Sempre que uma batalha era iminente, Yoshinaka enviava essa valorosa guerreira, como o primeiro capitão de seu exército, equipada com armadura forte, uma espada enorme, e um arco poderoso; e ela executou mais ações de valor do que quaisquer dos outros guerreiros de Yoshinaka."
 


3
Seu paradeiro até hoje é desconhecido
 
 
       Ao lutar no Rio Uji, ela o apoiou na derradeira batalha. Quando era óbvio que eles seriam derrotados, Yoshinaka e seus poucos guerreiros restantes , fizeram um ataque desesperado contra os samurais de Yoshitsune.
Tomoe Gozen insistiu em permanecer para enfrentar derrota com seu  marido, e gritava a plenos pulmões: "Eu quero lutar a última batalha gloriosa a seu lado mesmo a custa de minha vida."

       Nos registros Heike Monogatori dizem que, mesmo ela diante de um exército poderoso, se arremessou em como um raio e lutando como um furacão, ela enfrentava praticamente sozinha o exército inimigo.
       Mesmo diante a eminente derrota pelo clã adversário, ela falou para o marido que ira lutar contra o exército inimigo,  para atrasa-los o tempo suficiente para ele poder cometer seppuku, para não ser capturado pelas mãos do inimigo.
       O destino de Tomoe Gozen após a batalha até hoje é desconhecida, mas discuten-se que ela tenha se recolhido em um convento budista, até o fim de seus dias.


Shihan Jóji Enómoto - Hakushin-ryu Bugei Kyokai Brasil
伯心流武芸協会 - ブラジル