Free Translation Widget

Rating: 2.9/5 (1093 votos)

ONLINE
1


Instituto Samurai - Enomoto Acupuntura
Taijutsu Hakushin




TAIJUTSU
O TAIJUTSUé o nome que designa as artes marciais tradicionais de origem japonesa, praticado no passado pela Elite dos Guerreiros do Japão Feudal, os Samurais.

No Taijutsu Hakushin, se dá a ênfase a pratica da cultura, filosofia e a técnica dos Samurais, sem fins competitivos ou esportivos, visto que os treinamentos dão ênfase no preparo físico e psicológio para situações de defesa e combate desarmado, situações em que geralmente não há segunda chance,  regras ou números de agressores.

HAKUSHIN
O estilo Hakushin foi desenvolvido no Brasil pelo Sensei Jóji Enomóto,  como uma forma de preservar a cultura, a medicina e a filosofia tradicional Japonesa, ensinados pelo seu avô Hanaki Sensei.

Hanaki Sensei, natural da província de Tokushima-ken (Japão) desde a sua infância iniciou a prática das artes do Bugei dentro do clã da família Minamoto.
O Clã dos Minamoto, historicamente foi uma das mais importantes famílias da tradição guerreira Samurai (Bugei), durante o período Kamakura (1192 a 1333).
Hanaki
Hanaki sensei chega ao Brazil em torno de 1920, para acompanhar seu pai no novo continente, e após a Segunda Guerra Mundial, acaba se fixando definitivamente no país, após constituir sua própria família.
Além dos ensinamentos da tradição do Bugei, Hanaki Sensei procurou transmitir ao seu neto, Enómoto Sensei seu conhecimento da arte da confecção da espada japonesa, do cultivo do Bonsai e principalmente, pouco antes de seu falecimento, seus conhecimentos da Medicina Tradicional Oriental (Acupuntura, Seitai, Shiatsu, Moxabustão, a Ventosa terapia e etc.)

Em Outubro de 2002, Hanaki Sensei realiza a sua passagem deste plano de existência, deixando como legado o seu conhecimento da medicina oriental e da tradição da arte do Bugei à Enómoto Sensei. Posteriormente, Enómoto Sensei realiza viagens de estudo à China, aperfeiçoando seus conhecimentos nas áreas da medicina tradicional oriental e nas terapias metafísicas.

Assim, seu neto e discípulo, Enómoto Sensei, altera os conceitos biomecânicos das técnicas, aumentando assim o poder e a efetividade das técnicas de combate, dispensando o uso de força bruta para a sua execução.


Surge assim o Taijutsu Hakushin-ryu, que funde a tradição dos valores e da filosofia dos antigos Samurais, com a inovação do aperfeiçoamento das técnicas de combate desarmado.